31/07/2017

Como os nossos pais nos criaram I



Tenho cada vez mais solidificado em mim que são de nossos pais os créditos de nossa vida honrada. É a eles que tributamos toda a nossa forma de viver com dignidade, pois os ensinamentos de nossos pais nos são intrínsecos e formaram a nossa personalidade caráter.
A maneira de nos relacionar e respeitar as pessoas tem a ver com o que nossos pais nos mostraram durante toda a vida, por isso mesmo somos partes deles e eles devem sempre viver em nós. Os tempos mudam, as pessoas mudam, o mundo muda, mas nós conservaremos os ensinamentos que nos deram forma. Eis que somos valores originados da graça de educação que tivemos o privilégio de receber. Esta me parece ser a melhor lição de todos os dias. Não faça isso, não faça aquilo, quando dizemos sim à vida em sociedade. O que para uns pode ser muito caro, caro ouros me parece em boa conta.
Que são essas pessoas trabalhadoras que agora nos parece com as mãos trêmulas, com dificuldade de locomoção que nos são exemplos! Uns com um pouco a mais, outros com menos, souberam dosar a nossa altivez moral, prevendo que no futuro teriam grandes plantações, não para que se beneficiassem, mas para que pudesse descansar no amor e deixassem as fórmulas de como educar, disciplinar e amar por toda a vida. Uns sementeiros vistos pela ótica do coração dos pais.
A alegria de nossos pais é saber que de todas as sementes e de todas as formas frutificaram em seus filhos o que lhes fora desejado. Uns apenas com o conhecimento da vida (não formal) e outros com um pouco mais, porém trouxeram de raiz de seus ancestrais de que a dignidade é o maior valor dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário