26/03/11

OPINIÃO SOBRE A GREVE I

Determinadas propagandas são até inteligentes, porém podem inspirar outros textos que apontem aspectos até então obscuros.

A RADICALIZAÇÃO NÃO LEVA NEM UM NEM OUTRO SEGMENTO A LUGAR NENHUM. ACOMPANHEI INÚMERAS GREVES NA EDUCAÇÃO ESTADUAL, NESTES 31 ANOS DE CARREIRA NA SEDUC. SEMPRE PARTICIPEI DE REUNIÕES ENTRE OS PROFESSORES, REPRESNETADO PELO SINDICATO OU ASSOCIAÇÃO. OS PROFESSORES SEMPRE QUE ORGANIZADOS PROVOCAM REBOLIÇO NO ESTADO INTEIRO, POIS SÃO ORGANIZADOS E DETEM EM SEUS QUADROS MULTIPLICADORES FORMADORES DE OPINIÃO. MESMO SENDO PROFESSOR E JORNALISTA, MESMO QUANDO ESTAVA COMO ASSESSOR E COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO DA SEDUC, SEMPRE TIVE TRÂNSITO LIVRE E CONTAVA E CONTO COM RESPEITO DOS DIRETORES DO SINDICATO E, COM ISSO TIVE EM VÁRIAS REUNIÕES ENTRE A CATEGORIA E O GOVERNO.LEMBRO-ME ATÉ DE FRASES DITAS DE AMBOS OS LADOS.

ACOMPANHEI A ÚLTIMA GREVE, A DE 2007, FORAM 85 DIAS QUE PARECIAM INTERMINÁVEIS. TIVE A OPORTUNIDADE DE EXTERNAR MINHA OPNIÃO SOBRE VÁRIOS PONTOS. LEMRO-ME COMO SE FOSSE NESTE MOMENTO, EM PALÁCIO: FUI ENFÁTICO EM DISCORDAR DA MANEIRA COMO AS NEGOCIAÇÕES ESTAVAM TOIMANDO PÉ. AGORA, É PRECISO QUE A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY, O SECRETÁRIO CHEFE DA CASA CIVIL, DR. LUÍS FERNANDO SILVA, E O VICE-GOVERNADOR WASHINGTON OLIVEIRA INTERAJAM COM OS EDUCADORES E ENCONTREM UMA SOLUÇÃO NEGOCIADA E QUE CONTEMPLE A DUAS PARTES, POIS ASSIM CONTEMPLARÃO A SOCIEDADE QUE, PARTE DELA PERTURBA-SE COM AS VERDADES DOS DOIS LADOS PUBLICADAS NA MÍDIA.

REFORÇO, QUE NÃO É BOM PARA O GOVERNO QUE SE INICIA E QUE TEM A PRETENSÃO DE REALIZAR GRANDES OBRAS, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO, QUE SE PRESUME SEJA A MAIS NOBRE DAS POLÍTICAS DE QUALQUER GOVERNO.

O DESGASTE – É EVIDENTE QUE AS NOTAS DA JUSTIÇA SÃO NECESSÁRIAS E LEGÍTIMAS, PORÉM A MAIOR NOTA TEM QUE SER O ENTENDIMENTO. NISTO, EU QUE, MODESTAMENTE JÁ TRABALHEI COM O CHEFE DA CASA CIVIL, NA CONDIÇÃO DE REPÓRTER, SEI ELE QUE TEM EXTREMA HABILIDADE E PECULIAR SENSIBILIDADE, PRINCPALMENTE NA HORA DE ACERTAR O CAMINHO E COLOCAR AS COISAS NO PLUMO. DEPOIS DA MAIOR GREVE JÁ VIVENCIADA NO MARANHÃO, EU PENSEI QUE A TEIMOSIA TINHA TIRADO FÉRIAS.

OUTRA E ÚLTIMA REFLEXÃO – QUE OS LÍDERES DO GOVERNO AS AIBAM QUE NEM TODAS AS PESSOAS QUE EXERCEM FUNÇÕES ESTRATÉGICAS NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TÊM A SIMATIA DO MOVIMENTO ASSIM COMO, BOA PARTE DESSAS PESSOAS NÃO AGEM PELA RESPONSABILIDADE SOCIAL INERENTE À AREA TÃO ESSENCIAL COMO É A EDUCAÇÃO, MAS PELO CARGO E PELOS SEUS BENEFÍCIOS, POR ISSO SÃO ATÉ SIMPÁTICAS, MAS FALATA-LHES SINCERIDADE EM APRESENTAR OS FATOS COMO REALMENTE ELES SÃO.

EXISTEM COISAS BEM SIMPRES QUE PODERIAM SE REALIZAR NA EDUCAÇÃO SEM GRANDES INVESTIMENTOS FINANCEIROS E QUE RENDEM FRUTOS E QUE PODEM FUNCIONAR COMO SUPORTE AO SABER FORMAL, MAS OS GOVERNOS NÃO REALIZAM PORQUE NÃO QUEREM OU PORQUE NÃO PENSAM E, SE PENSAM, SUCUMBEM AO VÍCIO DE ANOS E ANOS NOS MESMOS CARGOS, NO CÔMODO DAS VANTAGENS AUFERIDAS DE TODOS NÓS.

SEM ÓDIO, MAS TAMBÉM SEM MEDO.

Nilson de Jesus Ericeira Sousa

Poeta, jornalista, professor, psicopedagogo e estudante de Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário